Uma das perguntas mais frequentes das (os) pacientes aos profissionais angiologistas e cirurgiões vasculares é se as varizes podem voltar mesmo após o tratamento cirúrgico, e, para esclarecer esta dúvida, é preciso esclarecer primeiramente por que elas aparecem.
Confira: O principal fator de risco que leva ao surgimento do problema é a genética, o que, em outras palavras, significa que a condição possui raízes hereditárias. Segundo especialistas, os genes estão em todas as células do corpo, incluindo as que compõe as paredes das veias, e, no caso dos pacientes predispostos ao surgimento de varizes, a tendência à insuficiência das veias está contida neles. Deste modo, não há como alterar a tendência natural do indivíduo a desenvolver a condição, por mais que esta seja tratada. Afinal, quando qualquer método para o tratamento de varizes é aplicado, seja cirúrgico, a laser, espuma, dentre outros, é retirada apenas a veia que não está desempenhando sua função corretamente. Contudo, mesmo as células saudáveis na ocasião possuem a mesma carga genética das doentes, e são potenciais portadoras de insuficiência.
Além do fator genético, outros pontos influenciam no aparecimento de varizes, como as alterações hormonais, o uso de hormônios (anticoncepcionais, terapias de reposição hormonal da menopausa), longos períodos em pé ou sentado (a), excesso de peso, sedentarismo e gravidez. Por este motivo, é essencial controlá-los, evitando ou retardando o reaparecimento do problema após o tratamento. Em todo caso, mantenha os exames em dia e consulte o especialista regularmente!