As varizes são caracterizadas como veias superficiais tortuosas ou dilatadas e com alterações na sua capacidade de retornar o sangue dos membros inferiores em direção ao coração.
Sua classificação é feita conforme o diâmetro da veia afetada, podendo ser definida em três tipos:
Veias varicosas — Veias com diâmetro acima de 3 mm e que ficam protuberantes na pele. Atinge, geralmente, os troncos das veias safenas internas e/ou externas e suas veias colaterais.
Veias reticulares — Veias com diâmetro de 1 a 3 mm e que não possuem relação direta com os troncos principais.
Telangiectasias — Conhecidas como vasinhos, não atingem diâmetro maior do que 1 mm.
O cirurgião vascular irá indicar a melhor forma no tratamento da varicosidade baseando-se em resultados de exames físicos, manobras específicas e ecodoppler. O tratamento será definido conforme o calibre das varizes e a condição clínica do paciente.
Normalmente, os pequenos vasos (Telangiectasias) e veias reticulares são tratadas com a escleroterapia, que é feita por meio da injeção de agentes esclerosastes no interior das veias.
Nos casos de veias varicosas o tratamento é feito cirurgicamente, com a retirada das veias afetadas. Em pacientes que não podem se submeter à cirurgia, o tratamento pode ser conduzido de forma clínica com o uso de meias elásticas e/ou medicamentos ou por meio da escleroterapia com espuma densa.
Sofre com varizes? Já fez algum tipo de intervenção para tratá-las? Deixe seus comentários, dúvidas ou opiniões sobre o assunto. Não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, dessa forma, você pode ajudar outras pessoas a buscarem por tratamento adequado.