Você possui varizes e essa situação está te incomodando? Saiba que você não está sozinha, estima-se que no mundo todo, 38% dos adultos convivem com essa condição. Além do desconforto estético provocado por elas, as varizes também podem vir acompanhada de dores, sensação de perna pesada e inchaços.
Além disso e mais perigoso, as varizes podem apresentar complicações que poderiam até colocar a sua vida em risco.
Você sabia? É sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje. Confira as três principais complicações relacionadas as essas veias tortuosas e dilatadas:
1 — Sangramentos
Varizes localizadas mais na superfície da pele possuem os riscos aumentados de causar sangramentos caso você se corte ou apenas bata a região afetada.
O sangramento das varizes pode ser difícil de controlar, e para isso, você deve se deitar para diminuir a pressão sanguínea nos membros inferiores, levantar as pernas e aplicar pressão sobre a lesão.
Caso o sangramento não sesse você deve procurar ajuda médica imediata.
2 — Formação de coágulos no sangue
Esse é um dos maiores perigos das varizes. Caso se formem coágulos sanguíneos nas veias localizadas logo abaixo da superfície da pele, o paciente poderá apresentar complicações como, por exemplo:
— Tromboflebite
— Inflamação das veias.
— Trombose venosa profunda
Caso esses coágulos se desprendam eles podem resultar em complicações a curto e a longo prazo.
A curto prazo poderá provocar uma embolia pulmonar e a longo prazo o risco é o desenvolvimento da síndrome pós-flebítica ou insuficiência venosa crônica, essa, que explicaremos melhor na complicação 3.
3 — Insuficiência venosa crônica
A IVC acontece quando o sangue não flui adequadamente nas veias, interferindo na maneira como a pele troca nutrientes, oxigênio e resíduos com o sangue.
Conhece outras complicações que podem ser provocadas pelas varizes? Conte para a gente nos comentários suas experiências e/ou dúvidas relacionadas ao assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.