Estima-se que as varizes atingem cerca de 40% das mulheres brasileiras. Durante a gestação elas podem aumentar sua incidência e/ou ganhar mais destaque, por diversos fatores envolvidos nesse período da vida da mulher. Por isso mulheres grávidas, por vezes, se assustam com o crescimento de pequenos vasos e o aparecimento repentino de varizes na gravidez.
Contudo, essa situação é normal e não é recomendável tratá-la durante o período gestacional. Quando a mulher engravida, ela aumenta a produção e o fluxo sanguíneo para amparar o desenvolvimento do bebê. Além disso, o útero, principalmente nos últimos meses de gravidez, acaba pressionando os vasos sanguíneos, podendo resultar no aparecimento de varizes. Por fim, durante a gravidez a mulher tende a ganhar peso e passa a produzir mais progesterona, dois fatores que contribuem com as varizes.
Se você engravidou e notou o aparecimento de varizes, o recomendável é deixar pra tratá-las 3 meses após o parto. Isso porque depois do parto as condições que resultaram no surgimento de varizes tendem a se estabilizar, e em alguns casos, resultar até mesmo no desaparecimento das mesmas.
Porém, não existem grandes riscos de tratar varizes durante a gestação. Caso essa seja uma opção necessária, o seu médico poderá indicar o procedimento mesmo durante a gravidez.
Engravidou e notou o aparecimento de varizes? Compartilhe conosco suas dúvidas nos comentários. Será muito bom contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.