Aos sinais dos primeiros vasinhos a procura por cremes e pomadas para varizes começam. São muitas pesquisas, inúmeras marcas que prometem acabar com as varizes usando apenas pomadas, mas será mesmo que esses produtos são eficazes? Confira nosso post de hoje.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Entre as inúmeras funções que exerce, uma das mais importantes é a proteção para que bactérias e micro-organismos não entrem em nossa circulação. Com relação aos cremes aplicados sobre a pele para prevenir as varizes, podemos afirmar que infelizmente não funcionam, pois dificilmente conseguem ultrapassar a pele e agir na parede do vaso.
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, ou seja, incapazes de fazerem o retorno de sangue ao coração. Essas veias se localizam abaixo da pele ou em regiões mais profundas. Já os vasinhos que ficam na pele, de cor rosa ou roxa podem ser muito numerosos, causando um aspecto não muito agradável, principalmente em peles claras.
Como dito anteriormente, a dificuldade do creme ultrapassar a barreira da pele e agir nessas veias e vasos é enorme, por isso a eficácia do mesmo fica comprometida. Mas existem cremes que funcionam como maquiagem e são usados para disfarçar ou cobrir esses pequenos vasos. Eles saem logo após o banho.
O tratamento pode ser clínico com a adoção das medidas citadas, além de escleroterapia, uso de meias elásticas medicinais, medicamentos venotônicos e, quando necessária, cirurgia.
Os cremes podem ser usados em casos isolados e bem específicos e sempre prescritos por um angiologista, que eventualmente poderá lançar mão de algum que julgar importante para aquele caso determinado. Muitos dos produtos que vemos na mídia infelizmente não funcionam tão bem como são apresentados.
Não utilize nenhum medicamento, seja via oral ou tópicos, sem prescrição médica. Não existe tratamento mágico. Existe tratamento médico e este sempre está associado a um comprometimento do paciente com sua saúde e com as orientações de um profissional habilitado.