Os hematomas são caracterizados pelo acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, responsáveis por ocasionar manchas de coloração diferente da pele. Podem ter relação com pancadas ou não.
Seu surgimento está relacionado à lesão da parede vascular, provocando a passagem de células do sangue para o tecido. Os hematomas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, inclusive em órgãos internos e podem ser classificados em três tipos:
- Equimoses — São manchas mais comuns e possuem mais de 1cm;
- Petéquias — Pontos vermelhos, bem pequenos;
- Púrpuras — Manchas de cor roxa.
O mais comum é que as manchas desapareçam após alguns dias, mas em alguns casos elas podem permanecer. Isso ocorre em virtude da decomposição da hemoglobina, especialmente em casos em que o paciente não toma certos cuidados.
Essa diferença é relacionada ao tempo de evolução desse trauma no tecido:
- A cor avermelhada se dá devido ao oxigênio presente nas hemoglobinas.
- Com o tempo, esse oxigênio vai se perdendo, tornando o hematoma azulado/preto.
- Normalmente, depois do preto vem a cor esverdeada, que é proveniente de um subproduto chamado biliverdina.
- Posteriormente vem o outro subproduto de cor amarelada, que são chamadas de bilirrubina e hemossiderina.
Em casos onde o hematoma aparece sem a ocorrência de pancadas ou o tamanho parece desproporcional ao trauma sofrido, principalmente se vier acompanhado por sangramentos de nariz e boca, pode indicar que algo mais grave está acontecendo. Logo, é importante buscar por ajuda médica especializada imediatamente.
Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Caso as tenha, é só deixar nos comentários. Será ótimo poder contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo, dessa forma, você contribui com outras pessoas.