Basicamente o aneurisma é definido como a dilatação anormal de um vaso sanguíneo e nesse contexto incluem-se diversas regiões desses vasos, por isso temos aneurismas cerebrais, da aorta torácica, abdominal dentre outros.
Aqui explicaremos mais a fundo o aneurisma arterial, mostrando o que é, quais os sintomas, causas e possíveis tratamentos. Acompanhe:
O aneurisma arterial se caracteriza pelo enfraquecimento da parede arterial. Com o pulsar do sangue essas artérias acabam se dilatando cada vez mais, podendo até mesmo levar o afetado a óbito. O índice de mortalidade com a ruptura do aneurisma é de até 90%.
Como dito o aneurisma ocorre pelo fato das paredes dos vasos se dilatarem. Esse dilatamento pode ser causado por enfermidades como a esclerose e inflamações nos vasos sanguíneos. Além dessas causas alguns fatores de risco podem agravar ainda mais a incidência do problema como ser homem e possuir mais de 55 anos, ter um parente que possua o problema, ter problema de pressão alta e também fumar.
O paciente com aneurisma arterial geralmente não sente os sintomas da doença, o que leva o seu diagnóstico a ser um pouco mais complicado. Contudo, nos casos em que o aneurisma esteja mais avançado e acabe rompendo o afetado irá sentir fortes dores na região afetada.
A partir de um diagnóstico clínico e de imagem, realizado por um médico especialista, o paciente poderá ser submetido a dois tipos de tratamento, o cirúrgico convencional ou então endovascular que consiste na introdução de uma pequena prótese que é inserida e guiada a partir da virilha até a região a ser tratada.
Gostaria de compartilhar esse artigo com algum amigo? É só clicar no ícone “compartilhar” localizado abaixo. Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários e não se esqueça de deixar o seu like.