O que é insuficiência arterial?
Como já foi dito anteriormente, devemos ter bastante cautela e cuidar bem da nossa saúde física ou mental, para prevenir qualquer tipo de doença. Hoje vamos falar sobre insuficiência arterial, ficou curioso(a) para saber sobre o que se trata? Confira:
A insuficiência arterial ocasiona o endurecimento e estreitamento das artérias. Elas são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio para toda dimensão dos membros inferiores do corpo, como exemplo, para pernas e pés. Com o estreitamento dos vasos, o fluxo sanguíneo acaba prejudicado, o que pode resultar complicações mais sérias.
Normalmente os especialistas usam o termo doença arterial periférica, esse desfecho se refere a todos os segmentos arteriais que vão além das coronárias e aorta, englobando todas as enfermidades decorrentes dos bloqueios nas artérias que são capazes de danificar os membros superiores, inferiores, renais ou até mesmos os cerebrais.
Conheça as causas, sintomas e fatores de risco
A aterosclerose é causada pela armazenagem de gordura que acaba se acumulando nas paredes das artérias que danifica o fluxo sanguíneo. Os principais sintomas são dores fortes e desconforto nas pernas ao caminhar, este, chamado de claudicação intermitente. Além desse, há também outros sinais como fraqueza e dormência nas pernas, crescimento lento das unhas do pé, mudança de cor nas pernas e entre outros. Alguns vestígios causam dores muito fortes, mesmo que esteja em repouso — deitado ou sentado.
Os fatores que podem aumentar o risco desta enfermidade são: tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, histórico familiar e idade acima de 50 anos também podem apresentar um alto risco. Ao ter estes sintomas, o que recomendamos é procurar um médico especialista o mais rápido possível.
Ficou com alguma dúvida? Compartilhe suas ideias e dúvidas comigo nos comentários. Até a próxima!