Blog

Os vasinhos podem se transformar em varizes?

Os vasinhos podem se transformar em varizes?

Os vasinhos e varizes são muito comuns na atualidade. Segundo o pesquisador brasileiro Raimundo Rosendo, esses problemas são acometidos em aproximadamente 40% da população brasileira. Os vasinhos e varizes são conhecidos, principalmente, pelo incômodo estético que causam nos indivíduos.
Mas o que são elas? Os vasinhos podem se transformar em varizes? É o que trataremos no presente artigo. Acompanhe:
O que são os vasinhos e as varizes?
Os vasinhos, cientificamente chamados de telangiectasia, são veias capilares, muito finas, que se expandem ou dilatam sob a pele, fazendo com que linhas arroxeadas ou avermelhadas fiquem visíveis no corpo do indivíduo. Aparecem com mais frequência nas pernas ou no rosto.
Já as varizes são veias de maior calibre, dilatadas e tortuosas que se desenvolvem embaixo da pele, e são causadas pela perda da elasticidade e pelo enfraquecimento de suas válvulas e paredes. Assim, elas não transportam mais o sangue com eficiência, por isso, o sangue fica acumulado, dilatando ainda mais o vaso. As veias mais acometidas pelas varizes são as dos membros inferiores.
Quais são as causas?
As causas dos vasinhos são basicamente as mesmas que contribuem para o aparecimento das varizes: a predisposição genética, o uso de hormônios como os anticoncepcionais, a gravidez, a obesidade, o sedentarismo e ficar muito tempo em pé ou sentado (ortostatismo) são alguns dos fatores. Esses problemas são mais comuns em mulheres, mas também acometem os homens.
Os vasinhos podem se transformar em varizes?
Ao contrário do que pensa grande parte da população, não é possível que os vasinhos virem varizes.
Isso se explica pelo fato dos vasinhos terem um calibre muito pequeno, pois, são vasos capilares, e não têm a capacidade de chegar ao calibre das veias maiores que são acometidas pelas varizes. Quando os vasinhos se dilatam e chegam a caracterizar a telangiectasia, eles já se encontram no maior calibre viável para eles.
O que pode ocorrer é que a presença desses vasinhos, algumas vezes, apontam que as veias maiores não estão saudáveis, já estão varicosas (prejudicadas por varizes) e por serem menos visíveis, não foram percebidas pelo indivíduo.
Varizes e saúde vascular
Mesmo que a maior parte das queixas em relação às varizes seja estética, em alguns casos ela pode vir acompanhada de dor, desconforto e queimação na área da disfunção, e podem, ainda, demonstrar problemas circulatórios mais graves.
Seu tratamento pode ser feito com meias de compressão, tratamento com laser para eliminação, aplicações dentro dos vasos (a conhecida escleroterapia), medicamentos ou, em casos mais sérios, com cirurgia tradicional de remoção dessas varizes.
Por isso, a melhor forma de preveni-las é fazer exercícios com regularidade, ter uma alimentação equilibrada e saudável, e evitar os hábitos que possam colaborar para o aparecimento das varizes.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e deixe nos comentários suas dúvidas sobre o assunto, ou sugestão de novos temas. Sua opinião conta muito para incrementar nosso conteúdo.