Durante o período gestacional a mulher sofre uma série de mudanças hormonais e físicas. Essa mudanças são essenciais para criar todas as condições ideais ao desenvolvimento do bebê. Contudo, com essas mudanças podem surgir problemas de saúde e/ou apenas desconforto para a gestante. Dentre alguns dos problemas mais comuns está o surgimento de varizes. Nesse artigo explicaremos melhor porque são aumentadas as chances de se desenvolver varizes durante a gravidez. Acompanhe:
Apesar de, na maioria dos casos, as varizes serem uma pré-disposição genética ou devido a maus hábitos de vida, como não praticar exercícios físicos ou ficar muito tempo em pé, por exemplo, durante a gravidez qualquer mulher pode vir a desenvolver varizes.
1 — A pressão que o crescimento do útero exerce sobre as veias localizadas no abdome e pelve. Com isso, é comprometida a circulação sanguínea na área e nas pernas, podendo deixar as veias dilatadas e evidentes por debaixo da pele.
2 — Com a gravidez a mulher tem seus níveis de hormônios alterados e as veias tendem a ficar com as paredes mais flexíveis, dilatadas e sensíveis ao inchaço e mau funcionamento.
3 — Se não controlado, a gravidez pode resultar em um ganho de peso muito grande e repentino, o que acaba sobrecarregando as pernas e também a circulação sanguínea.
Por esses motivos o aparecimento de varizes é observado principalmente nos 3 últimos meses da gravidez, momento em que a mulher está mais inchada, sobrecarregada e com o útero mais aumentado. É preciso lembrar que as varizes decorrentes da gravidez podem desaparecer após o parto, isso vai depender de cada caso.
Está grávida ou pretende ficar e se preocupa com as varizes? Que tal compartilhar suas dúvidas e sugestões com nossos leitores nos comentários? Vai ser ótimo contar com sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos.