Atualmente, as doenças crônicas estão entre os principais problemas de saúde no Brasil. Nessas doenças não há cura, mas apenas tratamentos, e o Diabetes é uma delas, atingindo quase 9% da população.
Além das próprias complicações, o diabetes pode causar outros problemas mais sérios no indivíduo, sendo imprescindível a prevenção da doença.
Por isso, hoje iremos explicar a Diabetes e como prevení-la. Vamos lá?
O Diabetes é uma doença crônica, que afeta o pâncreas. Esse órgão é o responsável por produzir insulina, que por sua vez, é necessário para que a glicose chegue nas células. Sendo assim, em pessoas com diabetes a glicose não consegue chegar às células, seja pela baixa ou nenhuma produção de insulina pelo indivíduo, ou por resistência a esse hormônio, quando as células já não respondem à insulina. Quando uma dessas situações acontece, a glicose passa a se acumular no sangue e urina, causando o diabetes.
A glicose é fonte de energia para o corpo, mas se ela não consegue chegar às células ela não cumpre o seu papel.
O diabetes pode causar diversas complicações para o paciente. Uma dos problemas mais graves é o acometimento de alterações periféricas, causadas pelo acúmulo de açúcar na circulação sanguínea.
Devido à essas altas concentrações de açúcar no sangue, os nervos podem ser danificados e as artérias enrijecidas. Quando isto acontece a circulação dos membros fica comprometida, havendo perda da oxigenação e perda da sensibilidade nessas áreas, principalmente dos pés.
Essas alterações podem levar a formação de gangrenas, ou a situações em que o paciente se machuca e não percebe, pela falta de sensibilidade. Essas feridas podem se tornar infecções mais sérias, levando, em situações mais extremas, à amputação do membro. Outros problemas são a insuficiência renal, que pode ser provocada pelos altos índices de açúcar no sangue, além de enfermidades na retina, que podem causar problemas mais graves nas vistas.
O diabetes, apesar de ter fatores genéticos, também é muito influenciado por condições ambientais e de hábitos do paciente. Algumas pesquisas mostram que é possível prevenir o desenvolvimento da doença com hábitos mais saudáveis.
A inclusão de exercícios físicos no dia a dia é fundamental, não só por controlar os níveis de açúcar no sangue, mas também porque a perda de peso influencia diretamente na prevenção. Além disso, os exercícios contribuem para uma boa circulação, o que ajuda bastante a preservar a saúde dos membros.
Outras maneiras de prevenção da doença são as dietas mais restritivas, que têm os níveis de açúcares e gordura reduzidos. Eles ajudam a forçar menos o pâncreas, e aumentam a capacidade do corpo de usar a insulina e processar a glicose.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Queremos sempre melhorar nosso conteúdo e, para isso, sua opinião é imprescindível.