Blog

Quais doenças um Angiologista trata?

Quais doenças um Angiologista trata?

Atualmente, há muitas especialidades médicas sendo difundidas, e que são muito importantes para a manutenção da saúde da população, e a angiologia é uma delas. Entretanto, muitos pacientes têm dúvidas sobre quais as áreas de atuação do angiologista e quais doenças ele trata.

Por isso, o artigo de hoje vem sanar esse problema, explicando o que faz um angiologista. Vamos lá?

O que é a Angiologia?

A angiologia é uma especialidade médica dedicada a cuidar do sistema circulatório, que é formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos. O médico angiologista é especializado nos cuidados com esses vasos, sendo muito importante na área da saúde. Ele trata de algo que é essencial para o bom funcionamento em nosso corpo: as artérias e veias.

No Brasil, o angiologista atua na assistência de doenças que não precisam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, tratando de forma clínica, a partir de medidas educativas, na prevenção ou na aplicação de medicamentos.

A vinculação normalmente feita quando se fala de angiologia no país, é basicamente o tratamento de varizes.

Que doenças são tratadas?

A angiologia é muito conhecida pelo tratamento de varizes e vasinhos. Esse é um problema que afeta grande parte da população, sobretudo mulheres, que sofrem com o problema não só esteticamente, mas algumas vezes com dor e desconforto.

Porém, o angiologista abarca muitas outras doenças, dentre elas as doenças vasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa, aneurismas, vasculite, arteriosclerose, entre outras.

O angiologista, no intuito de prevenir o surgimento de doenças circulatórias, procura antecipar os possíveis riscos de desenvolvimento dessas patologias, interferindo mais no estilo de vida de seus pacientes, alertando sobre cuidados com a alimentação e a necessidade de cuidados físicos. Além disso ele também realiza tratamentos clínicos e terapias de prevenção, sem intervenção cirúrgica, para contornar o problema em suas fases iniciais, com aplicação de soluções menos invasivas.

A importância do angiologista

A atuação do angiologista é essencial, pois, mais do que um especialista voltado a cuidados estéticos, ele é imprescindível para um diagnóstico precoce de doenças vasculares, tornando o tratamento mais simples.

Ademais, as doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos são quase sempre silenciosas, por isso, os cuidados iniciais e de prevenção feitos na angiologia trazem mais qualidade de vida ao indivíduo, além de contribuírem para a manutenção de seu bem-estar.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e deixe suas dúvidas sobre o assunto nos comentários. Também deixe sugestões sobre novos assuntos, sua opinião é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo.