As varizes são caracterizadas pela dilatação anormal das veias sob a pele. Com maior incidência nos membros inferiores como pés, pernas e coxas as varizes, quando não tratadas adequadamente, podem acarretar diversos riscos à sua saúde.
Nesse artigo faremos uma listagem das complicações que podem ocorrer devido às varizes e quais os tratamentos mais indicados. Acompanhe:
Em situações em que as varizes passam apenas de um desconforto estético devido às ramificações por debaixo da pele e começam a apresentar sintomas como queimação, inchaço, câimbras, coceira e fadiga nas pernas, por exemplo, elas devem ser tratadas.
Caso o tratamento não seja realizado de maneira adequada essas veias deficientes e tortuosas podem causar complicações como:
— Erupções cutâneas.
— Inflamações na pele iniciadas por coceiras.
— Trombose por consequência de sangue parado na veia.
— Escurecimento da pele na região das varizes.
— Hemorragias devido ao rompimento da pele e veias que estão finas e sensíveis por consequência do problema.
— Aparecimento de feridas difíceis de serem tratadas e caracterizadas como úlceras venosas.
— Cansaço excessivo nos membros inferiores e dificuldades de caminhar devido à sensação de pernas pesadas.
Caso você perceba o aparecimento de varizes, a procura de ajuda especializada por um cirurgião vascular ou angiologista é altamente recomendável para entender a extensão do problema e para indicação do melhor tratamento. Atualmente, como opções de intervenção temos:
— Esclerose química por meio da injeção de produtos que queimam e dissolvem as varizes. Indicada para varizes de menor calibre. Essa modalidade pode também ser feita com o uso de lasers, contudo, com menos efetividade quando comparada a química;
— Cirurgia para remoção física das varizes por meio de pequenas incisões na pele;
— Tratamento por radiofrequência;
— Tratamento por Endolaser.
Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio e as melhores maneiras de evitar varizes (quando possível) é por meio da prática de exercícios físicos, não fumando e mantendo um peso saudável. Tem alguma dúvida que queira compartilhar? Deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.