Blog

Sinais de alerta para doenças vasculares

Sinais de alerta para doenças vasculares

As doenças vasculares são muito comuns durante a vida adulta, e inúmeros fatores contribuem para o aparecimento de problemas. Apesar de acometerem tanto homens quanto mulheres, um levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular apontou que ao menos um terço das brasileiras sofrem com as patologias, e, na maioria dos casos, os primeiros sinais surgem ainda na adolescência. Por este motivo, é essencial identificá-las o quanto antes! Confira: 

Nosso organismo sempre nos dá sinais de alerta quando algo não está funcionando de forma correta, e prestar atenção a estes indícios pode ser determinante no tratamento de doenças vasculares, que comprometem vasos arteriais, venosos ou linfáticos. Principalmente durante as estações mais quentes do ano, é normal que determinados indivíduos percebam que suas mãos, pernas e pés estão inchados, mas, se a condição for constante e predominante nos membros inferiores, é bom ficar de olho. 

Sentir dores intensas nas pernas, (principalmente após um longo período em pé) é um sintoma característico da doença vascular venosa, e, caso os incômodos sejam percebidos na região da barriga da perna durante a prática de qualquer tipo de exercício, a recomendação é procurar um angiologista o quanto antes, para a aferição do fluxo arterial – que pode estar comprometido. Outro sinal característico de alterações arteriais ou venosas são as erupções na pele, pequenos machucados de difícil cicatrização ou que surgem sem razão aparente. 

Por fim, a perda de ritmo para realizar tarefas aparentemente simples, como caminhadas curtas, subir escadas ou a impossibilidade de permanecer por determinado período em pé ou sentada é um fator que precisa ser considerado, bem como o aparecimento de veias visíveis sob a pele, as chamadas “veias tortuosas”. Em caso de dúvidas, consulte um angiologista!