As varizes além de causarem desconforto estético em quem as possui podem também ocasionar dores e diversos outros desconfortos. Atualmente existem diversas modalidades de tratamentos e uma técnica que vem tendo bons resultados é a que utiliza espuma durante o procedimento.
Aqui explicaremos melhor o que é a técnica de espuma para tratar varizes e mostrando como é feito esse tratamento.
Conhecida como escleroterapia com espuma densa, o tratamento consiste na aplicação, com ajuda de uma seringa, de uma substância chamada polidocanol, preparado em forma de espuma. Essa substância tem propriedades esclerosantes que podem fazer com que as varizes e pequenos vasos sejam eliminados. O tratamento deve ser feito por um profissional médico que irá injetar a substância diretamente no interior das varizes. O tratamento pode causar leve dor e queimação na região, porém esse desconforto é tolerável.
Após as aplicações é recomendável que o paciente não exponha a área ao sol e para um tratamento bem-sucedido, é ideal que seja feito o uso de meias de compressão. O tratamento com espuma densa é mais indicado nas varizes de maior calibre e também se mostra muito eficaz em pacientes muito sintomáticos para varizes, portadores de úlceras venosas, idosos e que não se preocupam tanto com a estética, devido ao risco que manchas amarronzadas no trajeto das veias tratadas.
Como frisado nesse artigo as varizes não são problemas apenas estético, dependendo do estágio da doença elas podem causar dores na perna, aparecimento de úlceras cutâneas, inchaço, coceira, pernas pesadas e sensação de formigamento.